30 de dezembro de 2015

Treino Infantil

O que ensinamos às crianças não envolve força bruta, nem violência, trabalhamos o lado intelectual, moral, social e afetivo da criança. A promoção da arte marcial, beneficia o condicionamento em geral, além de um corpo ativo possibilitando uma melhoria no desempenhar de outras atividades. Os movimentos circulares das técnicas de AIKIDO, quando executadas pelas crianças em conjunto, gera uma corrente contínua de energia positiva. As técnicas de AIKIDO favorecem a flexibilidade, o fortalecimento e o equilíbrio do corpo, ajudam a criança a dominar seus movimentos e impulsos, bem como influenciam na idéia que a criança tem de si mesma, fazendo com que melhore sua consciência corporal. Os gestos das crianças, muitas vezes não harmoniosos, vão se tornando, progressivamente, mais harmoniosos e suas habilidades motoras tornar-se-ão mais adequadas.

Sentindo mais precisas suas noções corporais e fazendo com que seus gestos se tornem, mais precisos, a criança passa a interagir com mais segurança em seu meio ambiente, melhorando sua vida social e afetiva. O grupo de treinamento ajuda a criança a desenvolver um conceito sobre si própria e a formar e reformular valores, atitudes e hábitos que a conduzirão a uma vida sadia e sociável. Respeitamos a individualidade de cada aluno, sem deixar de inseri-los na atividade grupal. É importante que a criança sinta-se membro de um grupo. A criança sai da vivência familiar para a grupal e desenvolve o sentido de coletividade, cooperação, divisão de tarefas e responsabilidades. O AIKIDO é uma arte marcial não competitiva, circunstância que acaba por criar um clima de cooperação e cordialidade entre seus praticantes , estabelecendo entre as crianças uma relação de amizade e respeito mútuo.

fotos-diversas-210

Paralelamente aos treinos de AIKIDO, as crianças conhecem a história do fundador e um pouco da cultura japonesa. Nosso dojo (local de treinamento) transforma-se em um espaço com múltiplos usos , que no dia a dia é usado para o treino de AIKIDO. Incentivamos as brincadeiras e jogos, com pouca interferência do professor para que as crianças aprendam a se organizar e interagir umas com as outras e estabelecer regras de convivência. Desenvolvemos também os trabalhos manuais com a criação de projetos coletivos e individuais que estimulam as crianças a dividirem tarefas e, assumirem responsabilidades. Os trabalhos manuais desenvolvidos em grupo ou individualmente fazem com que os alunos concretizem suas idéias , se auto-organizem, trabalhem a criatividade,o raciocínio e a coordenação motora fina. Aprendam a pedir emprestado, guardar o material utilizado, deixando o dojo arrumado para o treino.

crianas-cremona-dojo-51

O origami é a técnica que mais utilizamos nos trabalhos manuais desenvolvidos na academia pois assim como no AIKIDO, as crianças precisam ter habilidade para ouvir, perceber diversos gestos e posições, fazendo com que elas associem a sucessão em que os movimentos são feitos, memorizem -nos na seqüência e consigam reproduzi-los como um todo. Os trabalhos feitos com dobradura, fazem com que a criança aprenda a seguir uma seqüência de dobras até chegar ao produto final. O AIKIDO contribui na adaptação da criança à vida social e afetiva, por ser na sua essência, a filosofia da, harmonia e do equilíbrio.

Também fazem parte dos treinamentos, as atividades desenvolvidas com o uso de JÔ (BASTÃO DE MADEIRA) e do BOKEN (KATANA DE MADEIRA).

KOSHUKAIZINHO

Participam do KOSHUKAIZINHO (treino geral entre crianças aikidoistas de outras academias), GASSHUKINHO (treino em dois períodos,noturno e diurno com pernoite na academia), UNDOKAI, (gincana familiar), e BONENKAY (festa de confraternização de final de ano). Todos os eventos são organizados pela CREMONA DOJO AIKIDO.

AS CRIANÇAS DE 04 A 06 ANOS

Em respeito à criança em fase de desenvolvimento, as aulas possuem um caráter lúdico, com maior descontração e liberdade de expressão. Levando em conta sua tenra idade, regula-se o tempo do treino para que as crianças não se estressem e beneficiem-se com as aulas no sentido psicológico e físico. A intensidade dos treinos vai de encontro com a idade das crianças e o perfil do grupo.As aulas devem ser de 02(duas) vezes por semana, com 01:00h de duração.

Nessa faixa etária, as crianças têm uma noção muito restrita do que vem a ser uma competição. Para elas ganhar ou perder não tem muito significado, já que não se preocupam em superar seu companheiro de treino. Elas participam dos jogos e das brincadeiras pelo simples prazer de estar em contato com outras crianças. Nesse sentido o AIKIDO, por não ser competitivo, leva grande vantagem na formação da criança, se comparada às artes marciais competitivas O AIKIDO auxilia no desenvolvimento da criança e do controle motor trabalha a motricidade, esquema corporal, dominância lateral, atenção e memória que são a base para o aprendizado da leitura e escrita, das crianças em idade pré-escolar.

Treino Infantil

Manhã

Segunda, Teças, Quartas e Quintas: Elaine Sensei
Das 9h30 às 11h

Tarde

Segundas, Terças e Quintas: Elaine Sensei
Das 15h30 às 16h30