28 de dezembro de 2015

O Fundador

ueshibaHISTÓRIA DO FUNDADOR

O fundador do AIKIDO, grão-mestre MORIHEI UESHIBA, nasceu na cidade de Tanabe, no Japão, em 1883 e faleceu em 1969, aos 86 anos de idade.

Durante sua longa vida e desde a mais tenra idade, “O SENSEI” como é conhecido no mundo das artes marciais, acumulou muitos conhecimentos em
vários estilos de lutas, tais como o Sumo e Ju Jutsu , inclusive, com armas brancas – katana (espada samurai) e tanto(ô) (faca) – além de lanças e bastões, tendo sido reconhecido em sua época, como um dos mais completos guerreiros do Japão.

Após atingir a maestria nas artes de guerra e tornar-se famoso em todo o território japonês, passou a questionar para onde tal condição o levaria e, por meio de estudo religioso aprofundado – Shintoísmo e Omoto Kyu – e da filosofia oriental “zen”, isolou-se em uma região montanhosa da província de Iwana, onde construiu um dojo – pronuncia-se dojô e significa: local de treinamento – e através de ardorosos e incessantes estudos e prática de antigas técnicas bélicas desenvolvidas pelos samurais, ao cabo de muitos anos, chegou ao que denominou de: AI (união, amor por todos os seres vivos); KI (energia vital do Universo) e DO (caminho, vereda).

Segundo assevera a maioria dos biógrafos do “O SENSEI”, após assistir uma demonstração de AIKIDO conduzida por ele, o criador do JUDO, mestre JIGORO KANO, declarou, publicamente, que aquele era o seu ideal de BUDO – essência das artes marciais – e, por tal motivo, mandou alguns de seus mais graduados discípulos treinarem com MORIHEI UESHIBA.

Após a morte do “O SENSEI” , seu filho KISHOMARU UESHIBA – Doshu – assumiu a liderança do AIKIDO, função que exerceu com brilhantismo e sabedoria até o mês de janeiro de 1999, ocasião em que, infelizmente, faleceu. Desde então, o atual Doshu – líder técnico e espiritual da arte – passou a ser o seu filho MORITERU UESHIBA.