31 de dezembro de 2015

Graduação

INFANTIL

A criança inicia-se na faixa branca, com a idade mínima de 5 (cinco) anos completos e até que se atinja a idade máxima para a categoria infantil – 11 (onze anos) completos, o aikidoista poderá mudar de faixas para as cores:
faixa abóbora
faixa verde limão
faixa azul claro
Porém entre uma e outra, a CREMONA DOJO AIKIDO criou exames informais e são dados as crianças “grauzinhos” colocados na faixa.
O sistema de graduação tem o objetivo incentivar o aluno para que continue se empanhando nos treinamentos e dedicando-se à prática dessa nobre arte marcial.
A mudança de faixa eleva a criança à uma posição de destaque, fazendo com que aprenda a respeitar os critérios utilizados na avaliação do seu desempenho no exame e, sobretudo, a assimilar o verdadeiro sentido do princípio da hierarquia das graduações.

ADULTO

Segundo o regulamento da FEPAI, estão enquadrados na categoria de aikidoistas adultos, os praticantes com 12(doze) anos completos e acima desta idade.
Ao iniciar os treinamentos, o principiante porta, na cintura, a faixa branca e recebe denominação de mu-kyu, sendo que, após a realização de exames de suficiência técnica, e, desde que aprovado, será promovido, sucessivamente, para as seguintes graduações:
faixa amarela 5º kyu; 
faixa roxa 4º kyu; 
faixa verde 3º kyu; 
faixa azul escuro 2º kyu
faixa marrom 1º kyu;
faixa preta 1º dan ou Shodan;
faixa preta 2º dan ou Nidan;
f
aixa preta 3º dan ou Sandan 
faixa preta 4º dan ou Yondan.
Da faixa preta 5º dan ou Godan até o 8º dan, as promoções não mais dependem da realização de exames, mas da indicação do Diretor- Técnico da FEPAI, o Shihan Makoto Nishida