30 de dezembro de 2015

Cremona Sensei

cremonaPAULO SERGIO CREMONA nasceu na Capital de São Paulo, em 1º de outubro de 1953.
Filho de Gastão Jayme Cremona e Nair Amaral Cremona, é casado com a psicóloga e professora de Aikido Elaine Cristina El Hakim Cremona. É advogado militante desde 1979, formado pela Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC-SP) e também professor de AIKIDO, modalidade marcial na qual é detentor da faixa preta 6º Dan(ROKUDAN), formado pela FEPAI-Federação Paulista de AIKIDO e diplomado pela Fundação Aikikai de Tokyo no Japão, filiado à IAF- International Aikido Federation.

Sensei CREMONA, como é conhecido no meio do AIKIDO e das Artes Marciais em geral, iniciou-se no caminho das mesmas no ano de 1968, tendo sido um dos primeiros discípulos graduados do Sensei FUKYO NAKANO, então 5º Dan(Godan) de Judo, no Departamento de Judo da Sociedade Esportiva Palmeiras, onde treinou até o ano de 1972. No mesmo clube, já então no ano de 1979, iniciou o seu treinamento na nobre arte marcial denominada AIKIDO, no princípio com os mestres Massanao Ueno e José Gomes Lemos e, a partir de 1983, sob a direção técnica do Shihan Makoto Nishida, representante da FEPAI junto ao Hombu Dojo-Fundação Aikikai de Tokyo, no Japão, espécie de quartel general do AIKIDO no mundo.

Dono de técnicas vigorosas e voltadas aos aspectos de defesa pessoal e de terceiros, o sensei CREMONA tem participado de inúmeros seminários ministrados por mestres nacionais e internacionais, como:  o falecido e antigo Doshu Kishomaru Ueshiba(filho do fundador do Aikido MORIHEI UESHIBA), o introdutor do Aikido no Brasil mestre Reishin Kawai, o mestre Makoto Nishida, o mestre José Gomes Lemos, o mestre Shikanai, o mestre Wagner José Bull e os mestres do Japão Hayato Osawa, Etsuji Horie,  Hatayama, Yassuo Kobayashi, o saudoso mestre Shigueru Kawabe, o também falecido mestre Kenzo Miyazawa, os mestres Massuda, Sakanashi, Yoshimitsu Yamada, Hiroshi Isoyama, Gaku Homa,T. Arai, Sugawara, Inagaki e o atual Doshu MORITERU UESHIBA, neto do Fundador do AIKIDO.

Concomitantemente, o sensei CREMONA exerceu durante anos a função de Secretário da FEPAI- Federação Paulista de AIKIDO, entidade na qual ocupa o cargo de 2º vice-presidente, pelo terceiro mandato consecutivo. Durante mais de dezesseis(16) anos consecutivos, exerceu as funções de membro do Conselho Deliberativo e de Diretor-adjunto do Departamento de AIKIDO, na Sociedade Esportiva Palmeiras.

O sensei CREMONA vem se destacando, desde o ano 2000, na luta contra a ilegal interferência dos Conselhos Federal e Regionais de Educação Física sobre as Artes Marciais, a Dança e a Yoga, tendo obtido decisões judiciais liminares e sentenças contra a referida interferência, além de haver publicado incontáveis matérias e pareceres jurídicos sobre o assunto, em revistas especializadas de grande circulação nacional, no sentido de orientar os profissionais e as entidades que coordenam as Artes Marciais em todo território nacional. Com o mesmo objetivo, participou de inúmeras reuniões de Confederações e Federações de várias Artes Marciais e de luta, tendo, inclusive, representado o AIKIDO, em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados Federais em Brasília, no ano de 2004, relativa à tramitação do projeto de lei 7370/2002, que trata da exclusão das Artes Marciais, Dança e Yoga, do campo de abrangência da lei 9696/98.

Em reconhecimento a esse trabalho, sensei CREMONA foi agraciado com a MOÇÃO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES de nº 302/2004, da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra do Estado de São Paulo, aprovada pelo plenário da Casa, em Sessão Ordinária  levada a efeito no dia 04 de maio de 2004.
Mais recentemente, no dia 26 de agosto de 2005, recebeu das mãos do então Deputado Estadual Romeu Tuma, placa de prata em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao AIKIDO e à comunidade, em SESSÃO SOLENE de homenagem às “PERSONALIDADES DAS ARTES MARCIAIS”, realizada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Como Advogado da FEPAI-Federação Paulista de Aikido e do Instituto Takemussu Brazil Aikikai, promoveu ação judicial contra o CREF-4/SP e obteve liminar confirmada por sentença proferida pelo Juiz da 19ª Vara da Justiça Federal de São Paulo, declarando ilegal a interferência do citado conselho sobre o Aikido e ordenando que se abstenha de fiscalizar e exigir das autoras da demanda, suas associações e professores filiados, registro ou o pagamento de quaisquer taxas para que possam exercer suas atividades.
Desde a data em que se graduou faixa preta, já ministrou aulas de Aikido na Sociedade Esportiva Palmeiras, na Associação dos Ex-alunos do Colégio Liceu Coração de Jesus, na Associação Cultural de Artes Marciais- ACAM(dirigida pelo Shihan Makoto Nishida), na Associação Shinwa Dojo(sede da FEPAI) e em outras academias poliesportivas. No ano de 2006, ministrou aulas de AIKIDO para os estudantes oficiais da ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, na Capital do Estado de São Paulo.

No ano de 2005 o Sensei Cremona escreveu o livro “GUIA PRÁTICO DE DEFESA PESSOAL” pela Editora Escala e, em 2007 colaborou na redação do livro de autoria do Shihan Makoto Nishida “AIKIDO- A ARTE MARCIAL DO 3º MILÊNIO”, da coleção Artes Marciais da Editora On Line.
A partir de novembro de 1999, fundou a sua própria academia – CREMONA DOJO AIKIDO –, na qual vem lecionando, ao lado de sua esposa Elaine Cristina Cremona, psicóloga, faixa preta e instrutora de AIKIDO para a categoria infantil.